quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Como lavar o cabelo

Olá garotas!

Sempre fui apaixonada por cabelos e tudo que diz respeito, apesar de não ter vontade de trabalhar na área fiz o curso de cabeleireira por puro prazer. Mesmo antes do curso já me arriscava a fazer umas hidrataçõezinhas caseiras, tingir e até descolorir o cabelo aos trancos a barrancos, acabei aprendendo bastante coisa que só se aprende na prática mesmo. Para minha surpresa ao chegar no curso a primeira coisa que aprendi e descobri que não sabia fazer foi a lavar os cabelos! Isso mesmo, o que aprendemos a fazer desde pequenas e que parece tão fácil e lógico, é o que a maioria das pessoas faz de errado. Por incrível que pareça faz uma enorme diferença no resultado final de qualquer processo seja ele uma cauterização, hidratação ou até mesmo só a higienização. Então nada mais justo do que o primeiro post seja ensinando como lavar o cabelo corretamente!

Lavando os cabelos da forma correta 

Shampoo

Existem inúmeros tipos, marcas e fórmulas no mercado, de variados preços. Por enquanto não irei falar de marcas e sim de como usar e qual tipo escolher.
Espuma e Textura: Amamos fazer aquela avalanche de espuma na cabeça com um shampoo beeeem cremoso, a sensação é de que quanto mais espuma mais limpo está ficando. Isso não é verdade! Existe uma substância no shampoo que se chama Lauril Sulfato de Sódio, ela possui ação detergente (que produz a espuma) e emulsificante (deixa o produto espesso), tem ampla utilização na industria cosmética, produtos de limpeza e higiene pessoal. O excesso de LSS além de não promover maior limpeza do fio pode prejudicá-lo. Portando, quanto mais espuma e mais grosso for o shampoo, mais LSS e Sal contém. Corram!!


Quantidade: Não é necessária aquela mãozada boa de shampoo, a maioria irá para o ralo ou ficará impregnada no cabelo deixando ele opaco e sem vida. O ideal é diluir o shampoo, isso mesmo!!! Pode-se diluir duas partes de shampoo para uma de água ou até uma de shampoo para duas de água, e isso não é só querer economizar, apesar de fazer um bem danado para o nosso bolso. Assim o cabelo ficará limpinho e sem aquele monte de resíduo.


Cor: Quanto mais colorido for o shampoo mais pigmentos ele terá, prefira os shampoos perolados.
Anti-resíduo: Como vocês perceberam eu falei muito sobre deixar resíduos de produtos no cabelo, uma enxaguação bem feita vale mais que muitos tratamentos pois o seu cabelo com resíduos acumulados fica opaco, oleoso e sem vida. No dia a dia é comum passarmos um live-in , defrizante, gel, mousse, ou o que seja, tudo isso vai se acumulando também nos fios, a solução é o shampoo anti-resíduo que deve ser usado uma vez por semana de preferência antes da hidratação semanal. Não use todo dia pois irá ressecar seu cabelo pois ele também necessita da oleosidade natural.

Frequência e Temperatura da água: Existem pessoas que precisam lavar os cabelos todos os dias, o ideal é lavar dia sim dia não ou de dois em dois dias dependendo do cabelo. A temperatura da água deve ser sempre fria ou morna pois deixa os cabelos mais brilhantes e sedosos, a água quente abre as cutículas e resseca o cabelo.

Massagem: Não esfreguem o couro cabeludo com as unhas!!! Além de não limpar irá doer e pode causar feridinhas. Usem as pontas dos dedos e não friccione demais o comprimento dos cabelos pois o atrito pode prejudicar os fios, o mesmo para a secagem com a toalha.

Condicionador

Quando fiz o curso aprendi que o condicionador serve para condicionar o cabelo (como diz o nome) para ser penteado, pois evita o maior atrito e quebra dos fios. Porém, hoje além de condicionar os cabelos a maioria ainda hidrata, então assim como o shampoo nada de emplastar o cabelo hein! Portanto desembarace o cabelo ainda no banho com o condicionador.

Dica: Para quem não tem tempo de hidratar os cabelos toda semana ,substitua o condicionador por alguma máscara hidratante e deixe agir por uns 3 min enquanto toma banho, o efeito é ótimo!

É isso meninas, lavar os cabelos da forma correta deixa-os muito mais bonitos e saudáveis. E lembrem-se, menos é sempre mais (mais saúde, brilho e é claro economia para novos produtinhos porque ninguém é de ferro né?).

Espero que tenham gostado do primeiro post! Comentem, críticas e sugestões serão bem aceitas!

Beijos e até o próximo post!

2 comentários:

jordenice disse...

oláaa..ameii seu blog..tbm adorooo cabeloss...!mas os meus ultimamente tem caído mtoo...mas naum so caindoo fios atras e sim na frente e isso q me preocupa...minha franja ta mtoo rala ..poucos fios...meu cabelo e pele são extremamente oleosos..eu to usando o shampoo dove reparação insuperável...antiqueda..e axoo q ele ta fazendo cair mas num tenho certeza..vc poderia me ajudar??mtoo obrigada...bjoss

Ingrid Lima disse...

Olá Jordenice!
Muito obrigada!Continue acompanhando o blog!!!
Respondendo a sua pergunta: O cabelo oleoso é uma das principais causas da queda de cabelo. A oleosidade do cabelo e pele podem ser causados por problemas hormonais,estress ou até mesmo genético.
A limpeza correta do seu cabelo irá ajudar muito, não lave o cabelo com água quente pois estimula a produção da oleosidade, não passe condicionador nem máscaras hidratantes na raiz do cabelo, use o anti-resíduos uma vez por semana, procure usar shampoo com ph neutro (7 ).Quanto ao shampoo Dove eu não apostaria muito em uma melhora com ele , o shampoo Clean Intensy da Amend é ótimo e serve para a limpeza profunda dos fios e não deve custar mais que R$15.
Além de tomar todos estes cuidados procure um dermatologista pois ele irá orienta-la com a pele e procurar a real causa da oleosidade.

Espero ter ajudado.
Beijos
Ingrid

Postar um comentário